segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bloqueio de Diferencial

Vamos tentar explicar as principais diferenças e características do equipamento feito por estas principais marcas de bloqueios.

ARB



Este Diferencial é de construção idêntica aos Diferenciais "Abertos".

É constituído por satélites e planetários, igual a um diferencial original, aos que vem nos nossos carros.

Tem no entanto um mecanismo extra que "encrava" todo o mecanismo que permite fazer o efeito de Diferencial.





A sua grande vantagem é ser um diferencial normal e nada se notar em condução normal e de dia-a-dia, sendo no entanto bastante robusto.

Quando em situações extra "normal", tem um mecanismo, accionado pneumática mente que permite o tal encravamento e assim bloquear a 100% o Eixo, tendo o utilizador a mesma rotação em ambas as rodas.

Precisa logicamente de ser instalado no veículo em questão de um compressor/deposito de ar, para termos "força" pneumática para fazer accionar este equipamento.

Esta, solução é muito boa, mas devido á complexidade do equipamento, surge-nos a um preço mais elevado do que algumas outras soluções que existem no mercado (pelo menos á primeira vista, pois existem coisas que não podem ser comparadas).


Detroit Locker




Este "Diferencial" está sempre bloqueado a 100%, possuindo apenas um mecanismo que permite deslizar os dois semi-eixos quando temos tracção em ambas as rodas e existe necessidade de desfasamento (por exemplo a fazer uma manobra em asfalto a baixa velocidade), pois em esforço ele mantém-se "soldado".

Em linguagem comum, chamam-lhe "eixo de carroça", pois é como se não existisse Diferencial.

É uma solução relativamente barata (eu não o comparo ao ARB, pois o artigo não oferece a mesma solução), mas o que é certo é que o seu preço é menos de metade, quando se avalia um ARB mais Compressor.

No entanto é uma solução radical, pois no dia-a-dia vamos andar sempre com um eixo com duas rodas a "puxar" o mesmo, em recta em curva seja no que for, o que irá alterar o comportamento do veículo.

Em veículos de curta distância entre eixos estes sintomas agravam-se.

Para quem não se importar com estas alterações de comportamento e desgaste mecânico e de pneus, é uma boa solução.

Detroit TrueTrack (Torsen)



Este sim, é o Diferencial por excelência.

As características deste diferencial já estão retratadas no artigo sobre diferenciais do tipo TorSen - Torque Sensitive.

Ele pode e deve ser usado em qualquer eixo (frente e trás) e não coloca qq problema, muito pelo contrário.

No dia a dia ele é um excelente "amigo" dando a tracção necessária em curva, em chuva, piso com areia, etc etc.

No TT ele tb nos dá uma preciosa ajuda e até é superior em alguns casos aos bloqueios de 100%.

A única grande diferença é que em situações de "rodas no ar" como foi dito no artigo sobre diferenciais ele não actua, deixando o veículo pendurado.

Optando por este equipamento, o utilizador tem de saber que não tem 100% de tracção se uma roda levantar, então muitas vezes temos de utilizar a técnica do "ganhar lanço" e com alguma inércia tb conseguimos passar os obstáculos.

É sem sombra de dúvidas o bloqueio mais equilibrado e um dos melhores Diferenciais do mundo.

Será a escolha acertada para as pessoas que querem ter um bom TT sem comprometer o comportamento em estrada (quando comparado com o Locker).

Quando comparado com o ARB ele não é tão eficaz na parte do trial, mas é muito melhor em estrada, chuva etc pois actua sempre e o ARB nós só o utilizamos quando o ligamos.

O TrueTrack é um companheiro que nos ajuda desde o arranque até ao estacionar ao final do dia.



Diferenciais KAM




Estes diferenciais são menos conhecidos do grande Publico, mas são uma autêntica obra de arte (sendo eu tendencioso), mas paço a explicar.

Tendo a KAM, empresa Inglesa, já alguma tradição na metalomecânica e em concreto, neste tipo de equipamentos (Diferenciais, semi-eixos, etc), ele começaram a produzir com o intuito de fornecer as forças armadas e assim tiveram especial atenção a dois factores, simplicidade de uso, fiabilidade e robostez




Este diferencial é do tipo 4 satélites (contra o dif de origem que só tem 2 satélites).

O seu funcionamento é estilo o ARB, ou seja, quando desligado ele funciona como um Diferencial "aberto" ou normal.

Quando "ligado", ele passa a ser um bloqueio a 100%, exactamente como no caso do ARB.

No entanto, o sistema de accionamento é totalmente diferente do ARB (comparo com o ARB, devido a este ser conhecido e uma referência, só isso, pois são muito diferente e tb mais uma vez não comparáveis), consiste numa válvula solenoide (um motor eléctrico), que faz accionar um veio, como podemos ver na fig.





Menos bom:
- instalação complexa e obrigatoriedade do uso de semi-eixos específicos



Atenção agora vem a parte melhor

Apesar de ser muito robusto, bla bla bla, este diferencial tem uma coisa que eu acho ideal, é a possibilidade de colocar um KIT de Limited Slip (deslizamento limitado), tornando-o um diferencial auto-blocante, quando está no seu estado normal ou seja "desligado".

O que é que se obtém?

Obtém-se o melhor de um ARB, que é conseguir ter um bloqueio a 100%, quando se liga o botão.

E consegue-se para outras situações, tendo o botão desligado, o tal mecanismo de discos, que vão permitir ter algo estilo TrueTrack (embora de accionamento completamente distinto).

Em vez de ter os tais 3 carretos como o TORSEN, ele tem um conjunto de discos (estilo embraiagem de mota), que ao notarem um deslizamento superior, criam atrito e passam o binário de um lado para o outro.


Concluindo, ter um Diferencial deste tipo com o tal kit LSD é a mesma coisa que ter dois em um, temos um Bloqueio a 100%, quando ligamos o botão e temos um autoblocante quando o botão está desligado, é a solução perfeita (temos um dif para o TT extremo e para o dia-a-dia, enfim para tudo).

Mas como não existe "Bela sem senão", o pior é o preço deste conjunto.


Diferenciais Maxi-Drive



Ora bem, estes são os famosos diferenciais Australianos, material de 1ª

Este diferencial é do tipo ARB e do KAM, mas com um accionamento diferente.

O que faz accionar o mecanismo para realizar o bloqueio a 100% é através de Vácuo, sim Vácuo.



Tem um motor e uma válvula anti-retorno que provoca vácuo fazendo deslizar o mecanismo e provoca o bloqueio.

As grande vantagens deste sistema, dizem eles, é que não tem problema de condensações e portanto aparecimento de humidade no sistema, é especialmente silencioso quando comparado com o ARB ( que sem sobra de duvida é o mais ruidoso, pois tem compressor).

A rubostez, eles dizem que é das melhores e por isso em competição ele é bastante usado, realmente tem dado provas.

Os semi-eixos da maxi-drive são dos melhores existentes no mercado, devido ao aço utilizado e aos tratamentos térmicos que eles lhes dão.



fonte: tugastt (membro: pinto88)

Sem comentários:

Enviar um comentário